Um relatório divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) francês, baseado nas conclusões de três renomadas instituições científicas – National Alimentation Cancer Research, Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer e Instituto Americano para a Pesquisa sobre o Câncer – aponta que, em qualquer quantidade, bebidas alcoólicas podem causar câncer. O Inca coordena na França os estudos, além de orientar médicos na luta contra a doença.
De acordo com o relatório, o consumo de bebidas alcoólicas está associado ao aumento do risco de diversos cânceres, como de boca, de faringe, de laringe, de esôfago, colo-retal, do sangue e do fígado. O percentual de aumento do risco está estimado tendo como base cada copo de álcool consumido por dia. O risco varia entre 9% e 168%.
Ainda segundo o texto, o aumento do risco de cânceres de boca, de faringe e de laringe é estimado em 168% por copo de álcool consumido ao dia.
O aumento do risco é significativo a partir do consumo médio de um copo por dia. O efeito depende do volume consumido, não da bebida alcoólica.
O Brasil ocupa o 51º lugar no ranking mundial de consumo de vinho, com apenas dois litros per capita por ano. A França lidera a lista com 55,4 litros per capita por ano.
A pesquisa também revela que a ingestão de qualquer bebida alcoólica aumenta consideravelmente as chances de desenvolvimento de câncer. No ranking dos países que mais consomem cerveja, por exemplo, o Brasil está entre os dez primeiros colocados.
Fontes de pesquisa:
http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia=2953
http://www.timenews.com.br/noticia/brasil/instituto-frances-diz-que-ate-uma-taca-de-vinho-diaria-causa-cancer-34315.html
De acordo com o relatório, o consumo de bebidas alcoólicas está associado ao aumento do risco de diversos cânceres, como de boca, de faringe, de laringe, de esôfago, colo-retal, do sangue e do fígado. O percentual de aumento do risco está estimado tendo como base cada copo de álcool consumido por dia. O risco varia entre 9% e 168%.
Ainda segundo o texto, o aumento do risco de cânceres de boca, de faringe e de laringe é estimado em 168% por copo de álcool consumido ao dia.
O aumento do risco é significativo a partir do consumo médio de um copo por dia. O efeito depende do volume consumido, não da bebida alcoólica.
O Brasil ocupa o 51º lugar no ranking mundial de consumo de vinho, com apenas dois litros per capita por ano. A França lidera a lista com 55,4 litros per capita por ano.
A pesquisa também revela que a ingestão de qualquer bebida alcoólica aumenta consideravelmente as chances de desenvolvimento de câncer. No ranking dos países que mais consomem cerveja, por exemplo, o Brasil está entre os dez primeiros colocados.
Fontes de pesquisa:
http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia=2953
http://www.timenews.com.br/noticia/brasil/instituto-frances-diz-que-ate-uma-taca-de-vinho-diaria-causa-cancer-34315.html


5 comentários:
sabia que respirar causa câncer???
Muito esforço para os pulmões.... ar contaminado... enfim!!!!
Eu tenho-tinha câncer.... e me irrita isto de tudo causar cancer..!!!!
Olá, Renata.
Agradeço pelo seu comentário. Sim, respirar dá câncer, mas respirar ar poluído. Tudo em excesso faz mal - até água! Sobretudo a vida sedentária e uma alimentção rica em produtos industrializados causam câncer - somado a uma mente pessimista e que guarda rancor.
Por outro lado, existem diversas coisas na natureza que nos fazem bem e nos dão saúde: exercícios, frutas, verduras e legumes (sem agrotóxicos), meditação, respiração... São tantas coisas.
Cabe a nós saber dosar e pensar positivo, além de ter muita fé em Deus e caminhar segundo este preceito de Cristo: "Amai ao próximo como a ti mesmo".
Saúde e muita luz. Que Deus a abençoe sempre.
Solange
Olá Sol!
Concordo com a resposta que você deu.
Adorei seu blog. Vou acompanhá-lo.
Obrigada, Claudia.
Grande abraço.
Sol, será que isto nao é mais campanha de desinformacao, da mesma que voce ve tantas "pesquisas" marginalizando as vitaminas e ervas naturais?
Até onde eu sabia, vinho, especialmente o tinto, é rico em flavonoides que sao altamente anti-oxidantes, e que corroboram na prevencao do cancer.
nao?
Postar um comentário